top of page

André Luís Lopes da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), especialização em Biologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e em Biossegurança pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Possui mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Doutorado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2013). Possui Pós-doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2017). Possui grande experiência em Biotecnologia/Biotecnologia Vegetal, atuando principalmente nos temas: Cultura de Tecidos Vegetais, Produção de Mudas, Conservação de germoplasma, Biorreatores, Produção de metabólitos secundários, Estresses abióticos, Bioinformática, Nanotecnlogia, Desenvolvimento de inovação em processos e produtos e Transformação Genética. É membro do corpo editorial da Iheringia Série Botânica. Foi professor dos cursos de graduação em Biotecnologia, Agronomia e Ciências Biológicas e de especialização em Biotecnologia e Especialização em Genética e Genômica Humana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientou no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso 2014-2018. Atualmente possui 62 artigos científicos publicados, 5 capítulos de livros publicados em editoras internacionais e 5 patentes depositadas. Alcançou índice H: 13 com 504 citações no google acadêmico.

 

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/3531731433523168

Éden Cavalcanti de Albuquerque Junior

 Engenheiro Químico pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, 1994), Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Química (UFPE, 2002) e Doutor em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006) onde defendeu Tese sobre "Produção e caracterização de carvões ativados para remoção de cianotoxinas". Realizou estágio de pós-doutoramento no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (2007-2008) com ênfase em cianotoxinas/neurotoxinas de cianobactérias. Entre 2008 e 2017 atuou como pesquisador em Engenharia Química no Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP. Foi Docente Permanente (2008-2017) e Coordenador (2011-2017) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, Mestrado Profissional em Tecnologia ambiental, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, período que também acumulou a Gerência de Educação Tecnológica do Instituto. Atualmente é Docente e Membro do Colegiado do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais - DTCS, campus III, Juazeiro-BA. Tem experiência na área de Engenharia Química com ênfase em Ciências Ambientais, atuando nos seguintes temas: Gestão e Tecnologia Ambiental, Processos Químicos e Biotecnológicos, produção e caracterização de materiais carbonosos ativados (adsorventes) com aplicação ambiental, Química Analítica com ênfase em Cromatografia Gasosa/Liquida, Espectrometria de Absorção Atômica (EAAFG) e Cromatografia de Íons. https://orcid.org/0000-0001-8449-6741

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7153258795573319

 

Leonardo Diego Lins

Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, diretor do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais - DTCS. Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, área de concentração em Ensino de Física pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, pós-graduação em Ensino de Matemática pela Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão - FAINTIVISA, Licenciatura em Física pela Universidade Estadual da Paraíba e Licenciatura em Matemática pela FACIG. Coordenador do subprojeto intitulado: Construindo Ergonomias Cognitivas para o Ensino de Matemática e Ciências da Natureza, aplicado nas escolas indígenas do extremo sul da Bahia do PIBIDIVERSIDADE - LICEEI - EXTREMO SUL DA BAHIA - CAPES.

 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1318109382320539

Adailson Feitoza de Jesus Santos

Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2010). Especialista em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Feira de Santa (2008/2009). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual da Bahia (2007). Atuou na área de Microbiologia com Biorremediação de Solos Contaminados por Petróleo e seus derivados. Desenvolve trabalhos também na área de biologia molecular incluindo Real Time PCR e Hibridização in situ fluorescente - FISH. Atualmente Coordena o Laboratório de Biotecnologia Microbiana - LBM da UNEB, onde desenvolve trabalhos com bactérias isoladas da região semiárida da Bahia (associadas à cultura do Sisal e Cactáceas) com potencial para promoção de crescimento vegetal e mitigação dos efeitos causados pela seca.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4723636105334324

Rita de Cássia Mirela Resende Nassur


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestrado e Doutorado em Ciência dos Alimentos pela UFLA, com período sanduíche na University of California, Davis. Realizou pós-doutorado na área de pós-colheita de frutas e hortaliças na UFLA e em Enologia na Embrapa Semiárido. Foi professora no curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Lavras e atualmente atua como professora da Universidade do Estado da Bahia nos cursos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia Agronômica na área de Tecnologia e Biotecnologia de Alimentos. Atua como orientador / docente permanente no programa de pós-graduação em Agronomia / Horticultura Irrigada - Uneb - DTCS, na linha de pesquisa de pós-colheita de plantas hortícolas. Desenvolve pesquisas na área de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, sendo coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Alimentos e Bebidas da Uneb - DTCS e coordenadora do NDE do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uneb - DTCS.

 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6073356749599779

 

Meridiana Araujo Gonçalves Lima

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (2007) , Mestre em Agronomia com linha de pequisa em proteção de plantas por indução de resistência em videira ao cancro bacteriano (2012), Doutora em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016) com linha de pesquisa em manejo de doenças em plantas pelo uso de silício e óleos essenciais no controle da murcha bacteriana do tomateiro. Atua principalmente nas seguintes áreas: controle de doenças em pós-colheita de Manga, manejo alternativo de bacterioses e indução de resistência em plantas. Atualmente é bolsista de pós-doutorado no programa de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior e ministra aulas na pós graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, bem como nos cursos de graduação em engenharia agronômica e engenharia de bioprocessos e biotecnologia.

 

Currículo Lattes; http://lattes.cnpq.br/4877477743982153

 

 

Patrícia Gonçalves Castro Cabral

Possui graduação em Agronomia (2011), mestrado (2013) e doutorado (2017) em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa. Possui experiência e desenvolve estudos de diversidade, taxonomia e filogenia molecular de fungos, caracterização de raças de fungos fitopatogênicos, além de ter experiência com técnicas de biologia molecular, como sequenciamento, desenvolvimento de primers, marcadores moleculares. Esses trabalhos foram realizados principalmente com as culturas do cafeeiro, aceroleira, além de plantas do bioma Caatinga. 

 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5306056896233769

 

 

Rômulo Batista Vieira

Docente do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, desde 2018, cursou Bacharelado em Química com Habilitação em Química Industrial (2010) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Licenciatura em Química (2016) pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Mestrado em Química, com área de concentração em Química Inorgânica (2013) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutorado em Ciências (2017) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas seguintes áreas: Síntese, Caracterização e Modificações químicas (grafting/funcionalização/silanização) de materiais mesoporosos para a aplicação na Adsorção/Captura/Separação de dióxido de carbono (CO2), nitrogênio (N2) e metano (CH4), bem como suas misturas binárias. Tem experiência na área de Catálise, na Síntese e Caracterização de óxidos metálicos e/ou suportados em matrizes inorgânicas, aplicados nas reações de Transesterificação de Óleos Vegetais, Desidrogenação Oxidativa do Etilbenzeno para a produção de Estireno e na Reforma Catalítica à Seco do Metano (CH4) na presença de dióxido de carbono (CO2). Tem experiências na caracterização estrutural e de superfície através de DRX, IV-TF, RMN no estado sólido (13C, 29Si, 27Al), Análises Térmicas (TG/DSC), Propriedades Ácidas, Básicas e Redox (TPD-x, TPR-H2, TPO), Ensaios de Adsorção em Fase Gasosa e aplicação de modelos de adsorção. Cromatografia Gasosas (CG-FID, CG-DCT). Atualmente é membro do grupo de Pesquisa de Bioprocessos e Biotecnologia da UNEB. 

CORPO DOCENTE

bottom of page