top of page

PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Produção de bebidas fermentadas no contexto da convivência com o semiárido. 

Descrição: Bebidas fermentadas são produtos da fermentação alcoólica realizada por leveduras em processo biotecnológico adequado, tendo como base um ou mais tipos de fontes de carbiodrato para fermentação. Após 2009, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através de mudanças na legislação de bebidas no Brasil, abriu precedentes para a produção de diferentes bebidas, advindas de diferentes matérias-primas, com fases do processo biotecnológicos de fermentação, maturação e outras fases com diferentes protocolos. O objetivo do estudo é desenvolver e otimizar o processo de produção de diferentes bebidas fermentadas no contexto da convivência com o semiárido, utilizando produtos desta região.  

Aunos envolvidos: Graduação: Vanessa Ferreira Caldeira; Sabrina Guimarães; Alana Melo  

Integrantes: Rita de Cássia Mirela Resende Nassur - Coordenador. Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Bolsa / FAPESB

Obtenção e otimização para mercado de novos produtos alimentícios e filmes comestíveis utilizando resíduos da indústria de bebidas.

 

Descrição: A indústria de alimentos, inclusive do Vale do São Francisco, gera resíduos não utilizados que podem conter propriedades nutricionais e os mesmos podem ser tratados visando a produção de ingredientes que podem ser adicionados em novas formulações de alimentos visando atender às necessidades do consumidor, de produtos diferenciados e com qualidade nutricional e sensorial. O objetivo do presente estudo é a otimização de formulações de novos produtos alimentícios e verificação e aceitação por consumidores (se aprovado em CEP), estimativa da vida útil de formulações por nova metodologia de avaliação e a otimização de farinhas do resíduo do processamento do vinho / suco de uva para desenvolvimento de filme comestível para uvas visando prolongamento de sua vida útil, assim como avaliação de sua aceitação por consumidores. 

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . 
Integrantes: Rita de Cássia Mirela Resende Nassur - Coordenador / Sabrina Moura Guimarães - Integrante / Vanessa Ferreira Caldeira - Integrante / Tassiane Souza - Integrante.

Financiador(es): CNPq, FAPESB 

Uva passa e farinha do resíduo do processamento da uva: obtenção, embalagens, armazenamento, qualidade e atividade antioxidante

 

Descrição: O Vale do Submédio do São Francisco é destaque na vitivinicultura nacional e internacional, com o diferencial de capacidade produtiva, com maior número de safras por ano. Nas últimas décadas diversos trabalhos tem demonstrado efeitos positivos do consumo de alimentos ricos em atividade antioxidante e compostos fenólicos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é buscar alternativas que otimizem o processo de secagem da uva visando a obtenção de uva passa, estudar embalagens que conservem compostos de interesse do produto e ainda elaborar farinhas do resíduo da produção de suco de uva e vinho na região, visando sua caracterização e manutenção da qualidade durante o armazenamento. Os produtos, de acordo com os diferentes tratamentos de cada subprojeto, são  avaliados de 0 a 180 dias (a cada 30 dias) após sua obtenção, em relação às características de qualidade e funcionais para o consumidor.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) . 
Integrantes: Rita de Cássia Mirela Resende Nassur - Coordenador / Sabrina Guimarães, Vanessa Ferreira Caldeira, Alana Melo. Ana Cecília Poloni Rybka - Embrapa Integrante.

Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia 

beer.jpg
Plástico_32_2JG5216.jpg
farinha-de-uva_22712_l.jpg

II DIEBB

 O segundo Desafio Integrado de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia proporcionou a participação dos alunos de todos os semestres do curso para a produção de produtos e pesquisas unindo tecnologia e resíduos, dentre os produtos estão:

FIBERS PACKING

Embalagens biodegradáveis a partir do tegumento da manga.

Alunos: Edilania, Ramiro, Cris, Luany, Lorena, Luana Dias e Valéria. 

Professora orientadora:  Rita Nassur.

 

KOCH

Fármaco feito através do extrato do caroço do abacate para a cura da onfalite de caprinos e ovinos.

Alunos: Liesly, Erika Okubo, Polynna Barbosa, Eudislany Daiane, Emanuele e Iasmin. 

Professor orientador: Jusciene

 

BIOETH

Melhoria no processo de obtenção de etanol de segunda geração a partir de enzima contida na caatinga.

Graciele Souza, Rafaela Menezes , Tais Santos, Mariana Hipolito, Jeferson Caxias.

Professor orientador: Alvaro Muller

 

FIBRATECH

Suplemento feito da fibra do caju com uma levedura do rúmen do boi.

Alunos: Karolyne Caldas, Wallace Renato, Juliana Samara, André Abner, Pedro Paulo Joel

 

IMPERIUM

Produção de etanol a partir da manipuera com catalisação a partir de imobilização celular de bactérias fermentadoras em bagaço de cana de açúcar

Alunas: Sandy, Vanessa Souza, Eny Vitória, Maria Clara, Janaine.

Professor Orientador: Adailson Feitoza.

 

Full tech

Produção de biopolímero atraves da fibra de coco.

Alunos: Ana Taila, Lucas Souza, Leonardo landin, Isis Caroline, Daniel Nunes, Erica , Ricardo Maia.

Professor orientador: Adailson Feitoza.

 

SOP

Bioremediação dos solos através de bactérias que degradam agrotóxicos das plantações de uva.

Alunos:Vitor Queiroz, Paulo Paz, Gabriel Pereira, Igor César, Bianca Souza e Sofia Eleftherios.

Professor orientador: Alvaro Muller.

Music

© Por turma IV de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia 2018.

bottom of page